Etapas do desenho infantil



Olá, hoje vamos falar sobre as etapas do desenho infantil. O desenho não é apenas um acaso, ele é simbólico, significativo e para a criança ele é prazeroso, uma forma de expressão e representação. O desenho infantil é alvo de vários estudos de diversas áreas do conhecimento. 
Com o passar dos anos, os rabiscos começam a ganhar formas, passa a ser uma forma de comunicação e é através do desenho que as crianças experimentam e expressam o mundo. O desenho infantil possui etapas estudadas e definidas por alguns autores, elas nos ajudam a entender o desenvolvimento da criança e a trabalhar melhor o desenho. Estes autores são: Piaget, Lowenfeld, Luquet e Meredieu . Cada um define a etapa do desenho infantil de uma maneira: 

Tabela: As fases dos desenhos (adaptado pelos autores de IAVELBERG, 2013, p. 58)

Meredieu analisa três estágios do desenho infantil. A primeira etapa é a "Estágio Vegetativo Motor" iniciada por volta dos dezoito meses, é iniciada quando a criança desenha formas circulares sem tirar o lápis do papel. A criança desenha por prazer.
Estágio Vegetativo Motor



A segunda etapa é a "Estágio Representativo" iniciada por volta dos dois anos de idade. A criança já consegue levantar o lápis da folha e há formas mais longe uma das outras, o seu ritmo se torna mais lento, ela tenta reproduzir objetos e comentários verbais no desenho.
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Estágio Representativo
                                                          

A terceira etapa é o "Estágio Comunicativo" iniciado por volta dos três ou quatro anos. Nessa etapa acontece a imitação da escrita do adulto, a criança tenta se comunicar através da vontade de escrever, o que torna sua escrita ficticia e parecida com dentes de serra. 
Estágio Comunicativo



ele também comenta a evolução dos rabiscos, onde a criança percebe que pode produzir novas formas e novos pontos de linhas realizando novos gestos motores. Também é aparece o boneco girino, onde aparece a irradiação.                                        
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Boneco girino

Luquet foi um dos primeiros autores a estudar o grafismo infantil. Ele define o desenho como representação do modelo interno do objeto que a criança vê, com isso ele dividiu o desenho infantil em quatro etapas. 
A primeira etapa é a "Realismo fortuito", iniciada por volta dos dois anos e é dividida em duas fases. A primeira fase é o desenho involuntário, onde a criança desenha sem intenção, o movimento é feito pelo prazer e pelo o que vê.
Realismo Fortuito Involuntário
 Na segunda fase, o desenho voluntário, a criança desenha sem intenção, porém em seus traçados ela enxerga as semelhanças com os objetos que ela conhece. 
Realismo Fortuito Voluntário
A segunda etapa chamada de "Realismo Fracassado" a criança desenha objetos sem intenção de relação entre eles, seus desenhos são independentes. Ela pode exagerar ou omitir partes, esse estágio começa por volta dos quatro anos e vai ate os doze anos. 
Realismo Fracassado
A terceira etapa é chamada de "Realismo Intelectual", nela a criança já representa objetos pelo conhecimento intelectual, ela produz objetos que vê e os que estão ausentes. Também usam legendas, e conseguem representar profundidade, distâncias e até organizam as posições dos objetos no espaço usando uma base de referência. 
Realismo Intelectual
A quarta etapa é o "Realismo Visual", nela a criança desenha e representa o que vê.
Realismo Visual

Lowenfeld diz que não é fácil perceber a transição da etapas do desenho, pois elas não ocorrem na mesma fase e nem da mesma forma para as crianças. 
Ele definiu a primeira etapa como "Estágio das Garatujas", ela acontece por volta dos dois anos de idade, nela a criança rabisca sem intenção, desordenadamente, aos poucos que ela vai percebendo os seus movimentos e assim vai controlando e organizando seus rabiscos. Nessa fase ela explora e experimenta os movimentos do seu corpo e do espaço ao seu redor. 
Garatujas
                                   
A segunda etapa é o "Pré-esquemático", iniciada por volta dos quatro anos de idade e com fim aos sete anos aproximadamente. Nessa fase a criança já adquire consciência de forma e começa então desenhar o real, mas de uma maneira desordenada e fora de proporção. 
Pré-esquemático

A terceira etapa é o "Estágio Esquemático", começa por volta dos sete anos e vai ate os nove anos. Nela a criança já desenvolveu o conceito de forma, então os desenhos já são organizados, descritivos  e representativos. Já é possível perceber os desenhos dispostos em linha reta. 
Esquemático
A quarta e ultima etapa é o "Estágio do realismo", inciada aos nove anos e encerrada aos doze anos. Nessa etapa o desenho possui uma representação maior com o real, mesmo que ainda exista bastante simbologia e a autocritica dos desenhos é bem maior, a criança é mais realista, desenha tudo o que vê. 

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Realismo

Piaget
diz que as crianças passam por cinco fases que fazem parte do seu desenvolvimento 
A primeira etapa é a garatuja, dividida em ordenada e desordenada, inciada por volta dos dois anos, correspondente a fase sensória motor e parte pré operatória. Esta fase de Piaget é semelhante a de Luquet, os dois dizem que nessa etapa as crianças desenham por prazer.
A garatuja ordenada é caracterizada por movimentos circulares e distantes, os limites não ultrapassam a margem da folha e a criança não se preocupa com a posição, tamanhos ou ordens em que o desenho está.

Garatuja ordenada
A garatuja desordenada tem movimentos amplos e desordenados, não havendo preocupação com o desenho pois a criança desenha varias vezes no mesmo lugar.
Garatuja desordenada

A segunda etapa é a "Pré-Esquematismo" onde há relação entre desenho, pensamento e realidade. Esta descoberta faz parte das emoções da criança, seus traçados e cores não faz relação com a realidade e nesta etapa surge o homem girino que possui vários tentáculos em seu corpo. 
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Pré-esquemático
A terceira fase é o "Esquematismo", caracterizado por esquemas representativos iniciados na construção de novas formas que antes eram isentos. Esta fase é relacionada com a fase de desenvolvimentos das operações concretas iniciadas por volta dos sete anos ate os dez anos.
Esquematismo


A quarta etapa é o "Realismo", onde ocorre o fim das operações concretas. Nessa fase as crianças abandonam a linha de base encontradas na fase esquematismo e aderem as formas geométricas, onde o formalismo aparece com maior rigidez. Aparece também nessa fase a descoberta do plano e subplano que é a colocação de objetos sobre sua visão, como é encontrado na realidade. 
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Realismo
A quinta etapa é a "Pseudo naturalismo", onde há a investigação da personalidade, que possui características como o realismo, objetividade, profundidade, espaço subjetivo e a consciência da cor nos traços. Esta etapa possui maior riqueza nos detalhes, mostrando bem o que as crianças querem dizer. Esta etapa acontece nas operações abstratas que vai dos dez anos em diante. 
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PseudoNaturalista
Podemos perceber então que o desenho é importante para o desenvolvimento e para a expressão. É importante deixar as crianças se expressarem, criarem e usarem a sua imaginação. Cabe a nós educadores e aos pais entender estas fases e respeita-las, dando oportunidades para as crianças as desenvolverem.
Espero que tenham gostado da publicação. Até a próxima. :)

Comentários

  1. Cada rabisco, uma descoberta. Ela são representações da ação da criança, de acordo com suas descobertas e com a interpretação que faz do mundo. Parabéns! Cada vez mais rico em informações.

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